sábado, 27 de setembro de 2008

Doida por pedras

Já falei da minha mais nova paixão, né? As suculentas. Acho q não há quem não se apaixone por essas lindinhas. E pensem na minha cara de boba qdo descubro q tal plantinha, q já conheço há tempos, é uma suculenta? Putzzz! Só não adianta me apresentá-las com seus nomes científicos, já sou péssima com nomes de pessoas imaginem akeles nomes mais que estranhos? Mas, nada que não se aprenda com um pouquinho de esforço e boa vontade, né?

Como colecionadora principiante, na arte de manejo e reprodução entendo patavinas. Tenho pecado muito com os excessos ora de água, ora de sol, ora de olhadelas. Estou em experimentações com a reprodução das tchutchucas. Faço uma pesquisa aki, pergunto dali e corro lá nas lindinhas pra ver se está tudo dentro das recomendações. Confesso que sou um tanto ansiosa e isso não contribui em nada no desenvolvimento das pequenas.

Agora ando às voltas com criação de mini jardins. Cada plantinha, cada "modelo" de suculenta que vejo já fico imaginando-a na composição de uma paisagem mínima. Assim do nada, sem projetos, sem cálculos e medidas, sentada aqui msmo de frente para o computador entre um assunto e outro comecei a fazer uns ornamentos usando palitos de picolé, de churrascos e até de fósforos. Minhas criações ainda estão um tanto toscas mas dá pra perceber uma cobertura para poços (como esta da foto ao lado), um banquinho, um balanço de playground, um pergolado (facim de fazer).
Ahhhh! Os poços eu comecei fazendo com copinhos de café, colando pedriscos de aquário nas bordas externas do copinho. Mas, dependendo do tamanho do mini jardim, uso aqueles potinhos de cogumelos, de patês ou de vidros que vêm com papinha para bebês.

Não vejo a hora de encontrar (ainda nas caixas da mudança) o carregador e as pilhas da máquina fotográfica e abandonar de vez a idéia de fazer fotos com o celular. Hunnf!!!
As toscas fotos aí em cima, são de um mini jardim lá da casa de mamy. De vez em quando tem q dar manutenção, repôr a areia q vai amarelando por causa das regas e do substrato que está por baixo. Recolocar os pedriscos no lugar, extrair folhas velhas (ahhh! As folhinhas velhas não devem ser jogadas fora. Deixadas no solo do mini jardim, elas brotam e logo logo tem-se uma nova suculenta).

Dizem que os piscianos vêem a mata mas não vêem uma árvore... humm! Mas ultimamente só tenho olhado embaixo das folhas....kkkk. Nada escapa, principalmente os mínimos: enfeites de geladeira, bichinhos com bolas de bude, galhos e tronquinhos, botões, miniaturas de resina... Tudo o que for pequenininho tá no baú. E agora, depois que eu peguei essa foto lá no Bella Dia, nem pedras eu atiro mais!...kkkkk.
Lindas torres de pedrinhas e mini seixos, coladas com cola de silicone comporão meus próximos mini jardins. Claro! Assim que as chuvas derem uma trégüa e o tempo esquentar, não será difícil me encontrar de baldinho na mão, garimpando pedras nas ruas.

8 comentários:

Cláudia Mello disse...

Oi, Sil!!! :-)))

Já vi que temos muito em comum além de sermos jornalistas! Vc já passeou pelos meus outros blogs? Vc vai ver tudo isso que vc gosta: plantinhas, casa, comidinhas, artesanato, tarot e astrologia, consciência ambiental, etc...
Bem, a autorização tá dada!
Basta vc ir aqui: http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303

Então, do lado direito da página tem escrito + embed video é só clicar ali que aparecerá o código do vídeo. Copie e cole na área de postagem do seu blog. Prontinho!

beijoca!

Feltro em casa disse...

Oooi....não-sei-seu-nome!!!!!!
Vim conhecer seu blog e agradecer a sua visita lá no meu!!!
Vou lhe explicar porque meus posts são tão natalinos. Quero fazer uma feira de Natal este ano, então tenho que produzir...produzir...feito um camelo!!!Nem sei se vou conseguir!!!Mas...
Adorei a sua história sobre suculentas...são bromélias? Nunca ouvi falar em suculentas...é um apelido carinhoso que voce deu para alguma planta?Adorei os jardins em miniatura...deve ser porque eu também sou uma "pisciana"!!!!!Adoro coisinhas!!!
Eu também vou ter um Natal empolgante este ano, meu sobrinho nasceu agora em setembro!!!!Neném no Natal é tudo de bom!!
Bem, um beijo e um ótimo domingo para ti.
Beijos
Malú

Maca disse...

Hola eu tamén son unha piscis que cheguei aquí a través do blog de Nelio.
Gústame moito o teu blog.
As suculentas son fermosas.
Un saludo

Sônia Maria disse...

Oi, Sil!
Que lindo está seu blog!!!
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Suzana Inglez (Suka) disse...

SHOW! Amei essas torrezinhas. Advinha se não vou "copiar" essa idéia nos meus vasos de suculentas.. Beijos!

Mariza disse...

Oi. Adorei seu blog. Só uma coisinha, não existe uma "malha" que se coloca entre a terra (sorry, substrato) e as pedrinhas? Assim, vc evita tanto trabalho. Confesso q vc me animou com essa estória de mini jardins... To pensando em aderir. Um beijo

Peguei na rede... disse...

Oi Mariza, obrigada pelo coments. Existe sim, é a manta bidim, serve p/ drenar a água das regas sem levar a terra e seus nutrientes. Pode ser encontrada em floriculturas, casa de produtos agropecuários, em viveiros saem bem mais em conta e na Leroy Merlin vc encontra tbm.

Xêro procê
Sil

eloiza disse...

Oi,estava procurando algo novo para fazer e resolvi fazer um mini jardim,até que ficou bonitinho.Adoro suculentas tenho uma coleção delas.adorei se jardim,tudo tem um começo.Meus parabens.