quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Suculentas, minha nova paixão

Dicas lá do jardim da grazi

Suculenta é qualquer planta capaz de armazenar água, seja nos troncos, raízes ou folhas. Assim os cactos, as agaves, são todas suculentas, embora chamemos só essas de folhas gordinhas por esse nome.A capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção.

Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol (quando tomam pouco sol, as folhas crescem mais espaçadas) e um bom regime de regas.Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:

Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e permanece mais tempo molhado. Faça uma camada de drenagem, com pedrinhas, isopor picado ou argila expandida.

Use um substrato bem drenado, esse aqui é o que eu mais utilizo com as minhas em casa:

1 parte de terra vegetal

1 parte de terra comum

2 partes de areia de construção grossa

Depois de plantar,regue e cubra o substrato com pedrinhas brancas, são um charme! As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno.

Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água.

Se elas ficarem encharcadas, vão apodrecer de baixo para cima e aí sua plantinha já era...Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de adubo faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.

Use 1 colher de café rasinha de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use só a farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração, que ocorre na primavera.

Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza.

Nenhum comentário: