sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Crochê de sacola plástica

Ontem à noite deu um pé-de-vento aqui pelas bandas de casa. Balançou o pé de abacate, arrancou roupas que estavam no varal, safanou (é goiano fala assim) as plantas do jardim mas, o que me assustou mesmo foi uma coisa flutuante e sem identificação que planava, pra lá e pra cá, sobre o lote. No escuro, fiquei olhando aquilo meio prata, meio branco brilhante, ora cheio, ora murcho. Tive a impressão de ser um PQD que estava muito alto e à deriva. Mas, o que um paraquedista estaria fazendo, aquela hora da noite, aqui? Como moro perto do presídio feminino, deu tempo pra pensar que fosse uma fuga de detentas. Seria a "Dona Tela"??? kkkkkkkkkkk... Juro que vi o nome da personagem escrito desse jeito em um jornal local. Mas deixando minha fértil imaginação voltar à realidade o, até então OVNI, ao perder força e altitude se identificou. Era uma sacola plástica que o vento trouxe para o meu quintal... hunfff!
A sem-rumo tá ali, embolada, à espera de um final feliz.

Penso que o simples "Diga não às sacolas plásticas" ainda não seja o suficiente para evitarmos o envenenamento do Planeta. E com tantas ideias simples, criativas e geniais que encontramos na rede, não precisamos ser tão radicais com as famigeradas impermeáveis. Com um tikim de habilidade e criatividade, podemos dar à elas finais bonitos, úteis e muito felizes, em vez do simples e prático funeral no aterro sanitário.

Há quase 24h com essa ideia me atormentando, me lembrei que já tinha visto no Recicloteca um PAP para fazer o "novelo" com fios de sacolas plásticas. E é claro... Fui lá e peguei! É uma dica bem legal para evitar aquele monte de pontas e nós da emenda. À primeira vista o PAP parece um cadim complicado mas, com uma tesoura e uma sacola à mão, ao seguir o que manda a dica, dá pra perceber que é facim facim.

A minha primeira arte com as sacolas será um tapete para o Athus (meu akita). O féadaputa cismou de comer 2 edredons e 3 colchonetes que colocamos na casinha dele, além de destruir todos os tapetes das portas.

Material:
  • sacolas plásticas
  • agulhas de crochê
  • tesoura
  • creme hidratante
PAP
1.
Recorte as alças e o fundo da sacola.
2. Estique a sacola, desfazendo as dobras laterais.


3. Dobre uma das laterais até o centro da sacola. Dobre novamente na mesma medida. Restará uma parte sem dobrar.


4. Recorte uma tira da sacola, iniciando na parte dobrada, ultrapassando a parte sem dobra e deixando a distância aproximada de três dedos sem recortar. Repita o processo até percorrer toda a sacola.


5. Desdobre as tiras. Na primeira tira, junto à extremidade sem corte, faça um corte em diagonal em uma das faces da sacola, formando uma ponta.
6. Está pronta a primeira ponta do fio! Estique a ponta e acompanhe o fio até a parte que ainda não está cortada.
7. Recorte esta parte unindo-a com a próxima tira para formar um fio contínuo. Repita o processo até transformar toda a sacola em um grande fio.


8.
Torça o fio e ao mesmo tempo enrole-o no dedo formando um novelo.
9. Está pronto o fio! Agora coloque o creme hidratante na mão oposta à da agulha e antes de puxar o fio passe a ponta da agulha no creme para impedir que o plástico agarre.

10. Agora é só usar a técnica tradicional do crochê.

Use e abuse da criatividade!


Por falar em criatividade, colocando em dia meu OrGut (é... também ficou atrasado) achei super da hora essas bolsas que a Cris Rik faz com sacolas plásticas. Com pontos básicos, a combinação das cores e os ornamentos (tem até florzinha feita da própria sacola) ficaram super show de bola na originalidade. E quem aqui não gosta de exclusividade? Xêrão procê Cris.

4 comentários:

Maluxa disse...

Oiii :)))
Há tempos vi este post...e logo Chamou minha atenção...
Resolvi então fazer uma busca nos sacos aqui de casa :D
Separei alguns, segui as instruções e já tenho uns quantos presentes para oferecer neste Natal!!
Não saíram sacolas, mas sim uns porta-guardanapos, fruteiras ou cestas de pão ...
Agora esgotei os sacos aqui de casa...vou ter de "atacar" as dispensas da família :D
Fiquei viciada :D
Além de ter resolvido o problema de não ter como dar presentes este ano, por estar desempregada, ainda reciclei mais um pouquinho do que o costume!!! :D
Obrigada por seu POST

Beijinho
Maluxa *

Anônimo disse...

amei o blog muito interessante....

Anônimo disse...

amei o blog muito interessante....

Lucia disse...

Olá... fiquei surpresa quando, por acaso, estava à cata de novas idéias em matéria de reciclagem e topei com as minhas bolsas enfeitando tão ricamente esse delicioso blog. Obrigada pela divulgação, eu não teria feito melhor!
Abração
Cris Rik