terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cortina com bolinhas de... gude?

Eaêê pessoas maravilhosas, já há algum tempo ando às voltas com uma missão. Socooooroooo!
Descobrir como as bolinhas de gude são fixadas, coladas, passadas, grudadas, soldadas... ou sei lá o quê, no fio de nylon para se fazer a cortina que foi postada no dia 08.09.2008.

Quero por d+ responder, satisfatoriamente, a pergunta "como prender as bolinhas no fio de nylon?", que a Marivan, a(o) Viver para dançar e, em especial, a Renata, me fizeram.
A Renata mora na Espanha, achou interessante a ideia e gostaria de matar as saudades da "terrinha" fazendo a cortina para o quarto dos filhotes.

Vejamos, desde o dia 28.10 que não penso em outra coisa. Para piorar a situação (tomem nota!) a foto postada já fazia parte do meu baú dos guardados há bastante tempo e... para aumentar o ato-falho, sem o devido crédito. Postei! Aliás, se alguém encontrá-la por aí, ou se o dono a reconhecer, pelamordeDeus, diga PRESENTE!

Mas, ainda não me dei por vencida. E lembrando que o nosso cadernão é um baú de achados interessantes e que a partir destas ideias possamos invocar o caboclo arteiro para desenvolvermos outras artes, outras técnicas porém, sem nunca esquecermos do elemento surpresa: se não tem bolinhas de gude, a gente inventa, reinventa mas a cortina tem que sair. Afinal, para o Hamilton ganhar do Massa, por 1 mísero pontinho, bastou que uma pedra rolasse lá pelos idos de quadradinhos A.C.

Então vamos à rede de ideias.
Em minhas poucas andanças pelo mundo virtual, encontrei o site da Mana Bernardes, designer de jóias, poetisa e artista plástica que, a partir do reaproveitamento e mutação de diversos materiais, cria "ecojóias" mostradas em diversas partes do mundo. Faz parte das invenções da Mana, um fecho magnético e levíssimo, o Magnomento vendido na Saara, no Rio. Vale a pena conhecer um pouquinho mais do trabalho e da filosofia de Mana Bernardes.

De lá eu trouxe esses colares. Reparem no feitio, são redinhas plásticas e bolas de gude.

Magnomento, fecho magnético criado pela Mana Bernardes.


Já no Flickr, na galeria do Henrique Garcia, peguei essa foto com o detalhe de uma cortina de arame, um outro material que pode ser plástico, acrílico ou papel, e bolinhas de gude. Bem interessante.
Meus marombeiros, Tico e Teco, agradecem pela sessão de puxa-ferro sempre que perco o sono por causa de umas ideias estranhas. Eles amanhecem saradões e prontos pra guerra.
No sábado passado, com um saquinho de redinha plástica cheio de bolinhas de gude, adentrei uma vidraçaria. Peraê, bolinhas de gude são feitas de vidro, né? Então tô no lugar certo! Certo?
Hummm... depois que expliquei o que eu queria, o homem-de-pouca-fé respostou:
- Impossível! Tem que ser em um aparelho que segure firmemente as bolinhas para que elas não espirrem longe. Já procurou uma torneadora!

E lá fui eu para a Torneadora Exata, do seu João. Beijo Meirielle, eu não disse que ia contar aqui? Conto msmo!
Pois é, a Meire me atendeu, super simpática. Acho q essas ideias férteis devem ser tratadas de mulher para mulher. A gente se entende melhor nas questões "ideias absurdamente fixas". E a Meire me explicou:
- Dá pra firmar a bolinha no torno mas, por ser de vidro, no mínimo, ela se partirá ao meio com a pressão da broca. Além do mais, tem que ser uma broca com ponta de diamante. Pra quem já tem a broca, o serviço sai em conta. Mas, se tivermos que fazer, sai caro. Não compensa. Por que não faz com pedras?

Pedras, pedras, pedras...Outra ideia estranha.
Hunfff! Mulheres!!! Parece que foram geradas no mundo das ideias.

Me abundo ao PC e cá encontro um site, o Natural Jóias, que comercializa pedras. Não que este seja o nosso objetivo: incentivar a extração de minérios que degrada rápida e completamente o meio ambiente mas, fazer de conta que eles não circulam livremente pelo comércio, é querer tapar o sol com a peneira. Aqui pertinho de Brasília temos a internacionalmente conhecida Cristalina-GO. Passando pela BR perimetral da cidade, só o que vemos são barraquinhas com todo tipo de pedras: brutas, lapidadas, em todos os tamanhos, formatos e cores, artesanato, fios com cascalhos lapidados e o pior, baratim, baratim. Já aqui em Brasília, a 130km de distância, é facim encontrarmos produtos Made in Cristalina, na melhor das hipóteses, com preços 5X maior que o de origem.

Mas, voltando ao Natural Jóias, que não é de Cristalina-GO e nem de Brasília-DF, vi estes fios com pedras esféricas. A quantidade de pedras no fio, depende do tamanho da esféra, entre 3mm a 18mm. Algo que se aproxime do tamanho da bolinha de gude, seria as esféras de 14mm a 18mm com uma média de 25 bolas por fio. E os preços variam entre R$ 30,00 a R$ 81,00 o fio, dependendo da pedra.

Agora devanearemos e... me corrijam se malucar de vez em algum detalhe.
Se eu resolver fazer uma cortina com Quartzo rosa de 14mm, furadinho no meio, polido, prontinho para enfiar o fio de nylon - pagarei R$ 39,70 pelo fio com 28 bolas. Cerca de R$ 1,42 em cada bola de quartzo.
Na foto, a cortina tem 10 fios e pela altura, digamos que em cada fio de nylon foram colocadas 10 bolas. Dependendo da distância entre as bolas e do tamanho da cortina, precisarei de 4 fios de quartzo. Pelos quais desembolsarei R$ 158,80 só com as bolas. Hummmmm...?!

Alguém aí tem as manhas de furar bolinhas de gude?????

* * * * *

23 comentários:

luciane disse...

Eu também quero saber!!!
Dá para inventar muitas coisas com bolinhas de gude com furos!!!
Mas será que são bolinhas de gude... porque existem umas peças para bijouterias feitas de vidro que são parecidíssimas.
Um tempo atrás eu fiz um colar com umas peças até maiores que a bolinha de gude...
Pode ser... pode ser...
Beijos
Lu

Beth disse...

Oi Sil, obrigada pela visita e pelo acróstico, vou tentar com meu nome mesmo,rs
Taí, vou pesquizar se dá para furar as bolas de gude, as pedras já furadas são lindas, gostei do seu blog, vou aparecer para visitar tudo...beijos
Beth

Lenita disse...

Sil, em primeiro lugar, tem certeza que a tal cortina era de bolinhas de gude? Poderiam ser bolinhas de acrílico, furadas, por onde passa o fio? Ou então esse fio ter sido trabalhado em crochê, fazendo algo similar ao arame para "enredar" a bolinha de gude? Há ainda, aqui em SP, na região da 25 de Março, bolinhas em Murano, furadas, que serviriam para essa função. Será? Possibilidades... Bjs

Talma disse...

Certo e se a bolinha NÃO FOR FURADA?
Observe que o fio é grosso, talvez sejam quatro fios juntos que, chegando perto da bolinha, fazem um nó, envolvem a bolinha como uma rede e mais um nó para fechar, depois seguem juntos novamente até a próxima bolinha.
É um palpite...

Cris disse...

Lembra de mim? Aquela do blog em que você comentou dizendo que Bruna é a filha e o marido Cris... Ri demais!!! E tô amando teu blog! Além do blog inútil, tenho também um de arquitetura e decoração, acho que vai gostar! Beijocas,

Cris.

design de interior e exterior disse...

Eu tô de acordo com as meninas. Só que eu acho que são aquelas pastilhas redondas que você encontra nas lojas de 1,99. Daí é só vc juntar duas bolinhas com silicone para colar vidro, é claro passando o fio antes.
beijos
Ana Claudia Cavalcanti

Regiane disse...

Oi Sil!!
Agradeço o acróstico,viu!
Lindo post sobre a Mana Bernardes.Já vi alguns trabalhos na publicados em revista e achei o máximo.
Bjs
Re

ANA LÚCIA disse...

Que blog legal!!!!!
Fiquei passeando por aqui e esqueci da hora... Bão demais da conta. Já foi para minha lista de seguidores e com certeza vou tirar muitas idéias, porque adoro fazer artesanato, ter idéias e reciclar.
Voltarei aqui muitas e muitas vezes.
Visite o meu blog e será bem vinda.
Com assuntos variados e artesanato.
Abçs,
Ana

Vivian disse...

será? hum, nao sei !! mas pode ser que as meninas tenham desvendado o mistério. Agora, por certo, teríamos que testar essas dicas

bjks

margaret disse...

Depois de ler teu post, de dar muitas risadas do teu jeito maluco de contar as coisas...tico e teco marombandooooo...ai...ai...cheguei a uma conclusao: voce eh doidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......
e agora? tambem quero saber com que raios se enfia essas gudes....
vou pedir pra meu amigo cesar dar uma ideia...ele é o homem das ideias....
beijos...

FM CLEAN disse...

oi fiquei mto feliz por estar no seu blog,
parabéns e pode deixar que eu te mando um brinde legal.
me mande teu endereço,ok
bjão e sucesso para vc!

jô gazzani disse...

"OS SEUS PROBLEMAS ACABARAM"...rs
Veja bem, marido é súper hiper mega inventor...Todas as idéias possíveis, imagináveis e inimagináveis (?) saem da cabeça dele...Estava vendo seu desespero...e comentei com ele...Ele logo falou o nome da tal peça que faz furo na gude...Expliquei a ele tudo q vc já tinha falado por aqui sobre furos e acho que isso martelou na cabeça dele até que neste final de semana ele encontrou o nosso "faz tudo", um restaurador de coisas antigas e que é um verdadeiro artista e deve ter comentado o assunto com ele, qual não foi minha surpresa quando ele disse p mim que faria uma cortina de gude p mim...furando a gude ao meio...e eu disse: como assim???? Será??? Tharã...próximo passo é ver a cortina e claro, perguntar a ele como se faz e contarei rapidinho p/ cês!!!! Então, por enquanto aguardem mais um cadin...Isso aqui só foi "a seguir cenas do próximo capítulo"...
Inté, meninas!

Anônimo disse...

Olá,
Dá pra furar as bolinhas com brocas de dentista,porque são diamantadas.

Eneida disse...

Oi! Ahhh, eu não posso deixar de comentar... adorei o blog e afinal, uma cortina de bolinhas de gude num fio de nylon, dá para encafifar, mesmo! Mas o melhor é que não é só isso... passeando por este banheiro, encontramos outra coisa intrigante. O que é aquilo, na parede de frente? Tem um objeto azul que parece um copo? Minha primeira idéia foi um frigobar!Será???? Não pode ser! Mas o que é então? Pelamordedeus, não dá para ampliar??? rsrsrs, mas é sério, viu, se souber me diga, tá?
Eu sou Eneida, da Natural Jóias, e não pense que não penso que as lindas pedrinha nos fios podem estar degradando o planeta... áiáiái! coral eu já não compro mais, só vou vender o que já tenho. Mas, Sil (é Sil, né?) o forte da Natural jóias são sementes e só as que a natureza descarta, com muito respeito na coleta, disso eu faço questão. Então... eu tenho uma cortina de paxiubão que é linda! Quem sabe se ao invés de bolinhas de gude, usasse coquinho guariroba verde??? Acho que ia ficar lindo também!
Um abração pra você!

Camilinha disse...

Flor, que delicia ler esse texto...hahaha ..me acabei de rir, mas achei fantásticaaaaaaaaa a idéia das bolinhas furadas...rsrs.
Amoooooooo artesanatos, reciclagem, e sempre que posso, invento umas coisinhas...Aquela ideia do flirck é muito boa também...de amarrar as bolinhas com arames!
meus parabéns pelo sucesso do site e das fãs!
muita coisa boaaa!!!uhuhuh
:D

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Quanta criatividade...adoramos memo!
Beijos nossos,

Patricia disse...

Menina....vc é d+!! Adorei seu tudo!!!
Amei a cortina,quero uma e vou tentar fazer.depois eu conto se der... tomara, adorei todas as sugestões,então vamos criar!!!
bjuss Parabéns!
Patricia- Vila Arteira - Floripa/SC

Mchele Baruffaldi disse...

Olá meninas!
Fiquei muito feliz de ver a foto do ambiente que projetei junto com a arquiteta Maria Helena Torres no Morar mais por menos 2006 no Rio de Janeiro. Finalmente vocês poderão descobrir como foi feita esta cortina que foi mesmo a sensação do nosso espaço.
Me escrevam que eu conto!
Beijos
Michele Baruffaldi - arquiteta

Henrique disse...

Que legal que postou minha fotinha da cortina!

Achei linda, estava na janela de um banheiro da pousada que fiquei em São Thomé das Letras/MG ... Era um material plástico. Na cidade é possível encontrar muito artesanato desse tipo, sempre exploram variações da mesma idéia. Supreendente a criatividade.

Anônimo disse...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.

junior omni disse...

SHOW DE BOLA....

"...A ARTE ESTÁ DENTRO DE NÓS..."


"A VIDA É UMA ENGRENAGEM EM
MOVIMENTO..."
______________________________

"The art lives inside of us..."


"Our life is a gear in motion..."

Química Ambiental disse...

Oi!!!!
Por acaso você já descobriu como furar as bolinhas de gude??
Abraço
Karina

Debora Horn disse...

Oi,
estava procurando dicas daquelas cortinas com espelhos e vi essa de bolinhas de gude, e bom fiquei pensando e achei esses no mercado Livre (gente não sei se é confiavel tá?mas é a ideia em geral) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508869377-1-acrgemas-comeca-1r-murano-glass-ball-furada-1370-cts-_JM não são bolinhas de gude e sim bolinhas de MURANO , mas o pouco que eu sei de bijuterias, tem essas bolinhas em tudo que é cor....
espero ter ajudado alguém.
Até.