sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Essa eu não sabia

Ouvi falar do caso de um gato que morreu depois de comer uma flor da espirradeira. Isso é possível?
Maria de Vasconcelos (por e-mail)


Genteiiinnn! Por essa eu não esperava.
Uma leitora da revista Natureza fez a pergunta e o alerta foi esse:

Marcelo Novaes responde:
Sim. Apesar de muito bonita, a espirradeira exige muito cuidado ao ser utilizada no jardim. Todas as partes da planta são perigosas se mastigadas ou ingeridas. Também existe o risco de intoxicação por ingestão de água contaminada com flores ou folhas da planta. A intoxicação causa dores abdominais, sonolência, indisposição, falta de equilíbrio e taquicardia que, em casos extremos, pode levar à uma parada cardíaca ou até à morte. Também conhecida como flor-de-são-josé, a espirradeira atinge entre 2 a 4 m de altura e apresenta folhas em forma de lança e flores que vão do rosa-intenso, quase vermelho, ao branco.

8 comentários:

bade disse...

Olá, Sil.
Não sabia disso também.
A aparência é bem infensiva.
Bom saber.
Um abraço,
Carlos - DecorandoTudo!

Talma disse...

Flor, lá no sítio tinha um vizinho que largava as vacas dele na estrada, para pastar ( ele deveria pensar que estava fazendo uma favor prá alguém). Pois eis que as tais vacas, duas por três, entravam no sítio da mãe, o que nos impossibilitava de ter plantas na frente da propriedade.
Por várias vezes, insistentemente pedimos para que ele não largasse as vacas assim ( além de incomodar, é ilegal!) e ele nunca deu bola.
Como estávamos a fim de plantar na frente da propriedade, adivinhe o que plantamos? Ahahahhah....pois é...espirradeiras.
E sim, é verdade, elas têm uma substância venenosa ( ATENÇÃO MÃES!!!) mas para minha tristeza, as vacas não comem espirradeira e acho que mesmo que comessem, para fazer efeito acho que precisaria de uma tonalada....rssss.
Definitivamente, eu sou uma derrota como assassina!
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Beijocas!

Paula disse...

Para quem tem criança em casa, nem pensar...Deus meu! Escuta, bela, passa lá no quintal depois, tá?
bjokas
Paula

Silvana Manasano disse...

Oi Ana

Moro no interior de SP e esta árvore, por aqui, se tornou uma "praga"! Qqr um a planta em calçadas e jardins, sendo que ela é venenos[íssma. Sem sombra de dúvidas uma das árvores mais venenosas do Brasil.

Ela nos engana, por ser bela, com flores sempre coloridas e chamativas. Mas saiba que uma única folha tem potencial para matar um cavalo (não é exagero!). Imagine o estrago que fará se uma criança a engolir...

Aliás, há o caso já contado diversas vezes de um grupo de escoteiros que utilizou galhos da espirradeira para fazer palitos de churrasco e dois deles faleceram.

O mais interessante é que as pessoas não se importam. Recentemente alertei a dona de um blog muito visitado (a Viviany, do Dona House), pois ela sempre apresentava vasos em sua casa contendo as tais flores de espirradeira. eu as identifiquei protamente e a alertei para que não divulgasse mais esta planta perigosa. para minha surpresa, nesta semana, lá está a foto da espirradeira em um vaso.... Ou seja, as pessoas não se importam até que ocorra uma tragédia em família.

Aqui em Marília estamos lutando para que essa árvore seja erradicada de áres públicas. O lugar dela é no campo ou em áreas específicas.

O duro é enfiar isso na cabeça de um paisagista...

Um abraço

Silvana

Luana disse...

Nossa não sabia disso!!!
Valeu pela dica Sil.
bjos e um ótimo fds!

ANA LÚCIA disse...

Amiga,
Quando tinha disponibilidade de criar bichinhos, eu adquiri um coelhinho lindo.... Era fofo e muito alegre. Depois de um certo tempo ele começou a ficar triste, tremendo como se tivesse sentindo dor e logo faleceu (fiquei triste). Eu e o meu marido observamos que uma de nossas plantas (não sei o nome) estava roída e concluímos que o "lindinho" se envenenou.
Conclusão: Cuidado com plantas ao alcance de crianças e animais!
Abçs,
Ana

Suzana Inglez (Suka) disse...

Que loucura! Eu não sabia.

Lucy Falcão disse...

Eu tenho uma espirradeira em casa.
Sempre achei lindas, uma vez até fiz um arranjo com elas, deixei dentro de casa.
E tenho crianças tb, gêmeos de 3 anos.
Fiquei assustada. Amanhã mesmo vou arrancar. :(