terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Garrafas vão rolar...


Não! Ainda não são os meus votos de Feliz Natal, Feliz Peru Assado, Felizes Rabanadas etc etc.
Este post é só mais uma anotaçãozinha para o cadernão de ideias.
Lembrando que "garrafas vão rolar" a partir de amanhã, achei suuuuper da hora essa ideia para depois que os conteúdos forem deitados goela abaixo... Hic... Hic... e os preciosos vidros vazios começarem a entulhar mesas e bancadas. Quando sinalizarem baixar nas lixeiras é hora de recolhê-los para as visagens do caboclo em 2009.

A foto e o passo a passo são da orkut-arteira Glaucia, membro da comunidade Arte em Reciclados.


Passo a passo por Glaucia - Primeiro limpe bem a garrafa a fim de não ficar nenhum resíduo de cola ou sujeira; Passe um fundo da sua preferência (primer-existem vários tipos e marcas); Algumas, qdo quero fazer efeito como textura, colo de serra depois passo látex acrílico branco ou primer, tudo depende do que quero fazer de pintura e efeito; Essa amarela, fiz decoupage e um fundo esponjado para criar efeito; Depois de 24h envernizar com verniz de sua preferencia. Essas daí envernizei com verniz acrílico.

Ahhh... outra lembrança é que lá no Orkut, agora tem bloqueio de fotos, então nem adianta eu apresentar os arteiros e postar os links dos trabalhos, se quase todos os álbuns estão fechados para visitações, né menss? Então postarei as comunidades e o link dos tópicos com o assunto em questão. É o caso das garrafas que encontrei na comunidade Arte em reciclados, no tópico Garrafas de Vidro.... hummm... Agora, como fui parar ali, só o caboclo arteiro pode responder.

E... já que eu tava pegando mesmo, aproveitei para trazer algumas dicas de outras orkut-arteiras:
Dica da Célia - técnica de falso mosaico com revistas rasgadas - Uma idéia, que eu utilizei e gostei, é revestir as garrafas com folhas da revista "Caras" rasgadas e coladas com cola branca, unindo os pedacinhos irregulares (não pode cortar com tesoura) fazendo um mosaico. Depois de secar a cola passe um pano macio com thinner levemente e em movimentos circulares, somente para embaçar as figuras e tirar as letras, deixando a cor. Depois envernize com verniz geral ou verniz vitral incolor. Ficam muito lindas.
Dica da Marciart's - eu cobri com filtro melita, também apliquei mosaico de casca de mexerica. Garrafões de vinho, de 5 e 10 litros vc pode mandar cortar e fazer lindos cachepôs(porta vasos), lisos como são, ou com decoupagem de guardanapo, ficam lindos. E muito mais....Abraços Marcia
(Márcia já é nossa conhecida e colaboradora com o Peguei na Rede e fiz questão de pegar essa dica e até pedi a ela, se possível, nos enviar uma foto do mosaico com casca de mexerica. Fiquei por demais curiosa com essa arte. Vamos aguardar.)

Essa garrafa é da Jô, também membro da comunidade Arte em Reciclados. Ela conta que fez mosaico com figuras sem usar o efeito borrão com tiner (dica da Célia). Ficou muito lindinha.


Da comunidade Arte em reciclados peguei carona numa dica e fui parar na comunidade Decoração - faça você mesmo. Um espaço com muitas dicas, muita atividade e relevantes discussões em torno das Terapias Ocupacionais Caseiras e Eventuais. Fiquei horas analisando o tópico Garrafas coloridas feitas com linhas-help, e me divertindo com o achado que os orkut-arteiros fizeram com a técnica: garrafa, cola e fios. A ideia surgiu a partir da técnica usada em um difusor de aromas ensinado no programa Mais Você (quem não viu veja agora) e que é a mesma técnica usada nas mini garrafas com linha de crochê, publicada no Faça Você da Casa Claudia, e que até rendeu um post aqui no Peguei na rede.

Basicamente a técnica é linha (Anne ou Cléa), cola e paciência... muita pacênça!!! Passar cola aos poucos e ir enrolando a linha. Eu optei por girar o objeto em vez de prendê-lo e enrolar a linha. E uso também uma agulha de crochê ou um palito de churras para juntar os fios mais rebeldes. Depois que se pega o jeitinho pode-se cobrir o que o caboclo arteiro mandar: latas, caixas, cúpulas, vasos... É só fazer e contar pra gente.

Bom! Da simples técnica de passar cola aos poucos e pacientemente enrolar linhas sobre a garrafa, o tópico da comunidade virou uma festa das garrafas. Talvez tenha sido o artesanato mais experimentado, e diga-se de passagem, com muito sucesso pois a cada saida do armário aparecia um trabalho mais bonito que o outro:

Estas são da Thaís, a dica é que em vez de usar a linha Anne ou Cléa, Thaí optou pela linha de bordar da Archor, o que deu esse belo efeito metalizado. E ela ainda conta que em uma de suas garrafas, experimentou finalizar com verniz geral mas, as cores ficaram escuras.



Esse show de garrafãozinho é da Futura Sra. Pinto Cândido (membro da comunidade). Usou linha Anne mesclada porque achou a Cléa muito fina. E para o acabamento, misturou cola e água (olha que dica legal).



Essa é da Marcia Braz: "para o acabamento eu fiz uma trança com a linha dobrada umas cinco vezes, pq a minha linha é fina. Puts... essa fita deu um pouco de trabalho pra colar, ñ sei pq ela não ficava... mas sou teimosa. Acho q ñ ficou tããão perfeito, o enrolado dela sabe... as outras q tenho visto estão mais certinhas. Agora tem uma garrafa de licor aqui em casa q está acabando... ñ vejo a hora pq ela é legal. É achatadinha e tem o gargalo bem comprido. E dá-le licor no povo kkkkkkkkkkkkkkkk."



Essa é da Rosa que já deu outro efeito com esse acabamento em botões de madeira e ramos de trigo. Muito bonita.

Conheci o álbum da Mi no Picasa, com vários trabalhos dentre eles um antes e depois de um vasinho abandonado e que depois de voltas e mais voltas de fios, ganhou outra vida. Aqui nas garrafas, aparentemente a Mi usou lã mesclada. Ficou muito show.



Vasinho Antes (abandonado)
Vasinho Depois, vida nova.


Uma mini Coca-Cola feita pela orkut-arteira Mariana mas, a foto tá na galeria do Flickr.



Na falta de garrafas, a Marcelle Freitas usou jarros. Ficaram lindos por demais e a escolha das cores foi certeira, bem tropical.


E o show de efeitos continuou pela comunidade. Me deu a impressão de que a técnica tomou conta das pessoas que a experimentam. Muito comum relatos como "agora não consigo mais parar!", "Gente! Tô viciada!", "Fiz mais uma!"... :D
A arteira Pri rodeou o grupo, que já estava mais íntimo com os fios, até que resolveu soltar a franga, digo, os trabalhos. E ficaram belíssimos. Amei esse garrafão-vaso com fios verdes.



Maria Estela já foi mais além e ousou misturar outros elementos, como o papel contact e o filtro de café, aos fios. O que rendeu um efeito sofisticado que dispensa comentários.



Ainda na comunidade Decoração - faça você mesmo, peguei o link e fui lá no Picasa conhecer uma galeria de pegadas muito interessantes na área de Decoração, com tudo separadinho por assuntos em vários álbuns. Tá valendo uma visitinha no acervo.
De lá eu peguei essas inspirações:


E para finalizar... o post, porque o tema Reaproveitamento de Garrafas ainda nos renderá muitas inspirações por aqui, peguei esses trabalhos da orkut-arteira Andréa Brandão (também membro e ativista no Decoração - Faça você mesmo).




Ahhhh! Quase passava batido. A primeira foto do post é da coleção de garrafas da Viviany do Dona House. Faz tempo que eu namoro essa coleção. Para ser mais indiscreta, namoro mesmo é aquela garrafinha com ares de bule ou chaleira... sei lá! Só sei que é lindinha por d+.
Cuide bem da nossa coleção, Vivi.

17 comentários:

ANA LÚCIA disse...

Olá,
Arte em garrafa, já faço a algum tempo - antes de ter meu blog. As do tipo "quadrada" já fiz découpage e tenho duas caixas grandes cheias de garrafas, algumas muito bonitas que pretendo no ano de 2009 pintá-las e a medida que for fazendo vou mostrando para vocês.

Desejo à você um Natal de Luz e um 2009 repleto de alegrias!!
Abçs,
Ana

M Estela disse...

Adorei "me ver" aqui. Obrigada pelo carinho.
Com votos de um lindo 2009 para vc

Maria Estela

Andrea Guim disse...

Feliz Natal e bom Ano Novo!!!
Bjs,
Andrea Guim

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Gostei das suas garrafas,os outros trbalhos em garrafas estão muito bonitos.bjtos.Nile.

Ana B disse...

Uau, quantas ideias bacanas!!! E inspiradoras, claro. Super Natal e 2009 para voce. Passear por aqui, neste ano, foi um prazer e um privilegio. Bj

carmelita disse...

nossa ameiii adoreiii a ideiaa
bj's

Faniquito disse...

AS AMIGAS BLOGUEIRAS



Desejo a voce que em 2009 ...

Felicidade ao máximo

Êxito em cada fase da tua vida

Boas lembranças de tudo que foi vivido

Um bonito hoje com muito para agradecer

Sonhos se convertendo em realidade


Tudo de bom...HOJE e SEMPRE !!!


FELIZ ANO NOVO !!!!!!


\ o/ BEIJINHOS \o/


Ana

Hazel disse...

Sil, que grandes ideias. Super ecológicas!!

Feliz 2009!!!!!

Xêro xêro!!

Santinha disse...

Amiga!! vc. está de parabéns pelo lindo post sobre "garrafas vão rolar", e como vão!
Já há algum tempo venho "fazendo das minhas", inventando decorações, experimentando forrações, decoupage...Logo mais vou mostrar as minhas (sempre totalemnte possíves)- adoro produções de grande enfeito e gasto zero (risos).
PARABÉNS! curti cada uma delas bem como as aulas e truque de bom gosto, criatividade e charme para dar e vender!
Que venha as garrafas e salve 2009!!

Flávia disse...

Querida,
um ótimo 2009 para nós, nossos queridos e nossos blogs!
Beijo

Flávia disse...

Querida,
um ótimo 2009 para nós, nossos queridos e nossos blogs!
Beijo

Roberta Granada disse...

Oi , gosto muito do teu blog, eu tb tenho um blog sobre artesanato em geral, http://agulhaetricot.blogspot.com,
visite-me,beijo.

Debora disse...

Amei seu blog!

Parabéns!

Um abraço

Geo disse...

que dicas incriveis!!! parabens!!!
já me inspirou ! bjs

damurek disse...

Miło mi, że są ludzie, którzy lubią butelki ... zapraszam do obejrzenia moich butelek ubranych http://picasaweb.google.com/murdanek3/SzkOUbrane#

Pozdrawiam noworocznie ... wszystkiego dobrego!

Uma parte de mim disse...

Amei todas essas garrafas!!

meire lanne disse...

olá! nossa adorei as garrafas decoradas com linha, fiz uma com lã,mas ñ sei o que usar pra deixar ela brilhante como vi algumas aki. você poderia me dar a dica?