segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jardinagem - Plantas e pedras

Peguei esse passo a passo lá no Casa e Cia.

1- Utilize pedras de rio (seixo rolado) de diversos tamanhos para fazer um conjunto com plantas e vasos. Seu jardim vai ganhar ares novos! As bromélias podem ser fixadas diretamente nas pedras mas se você preferir, pode colocar um pouco de terra vegetal com fibra de coco entre as pedras, antes de fixa-las. Faça um conjunto com várias bromélias de diversos tamanhos, de modo a obter um grupo bem harmônico.Após o término do arranjo, você deverá pulverizar adubo foliar nas bromélias e regá-las para que acumulem água em seu interior. Coloque um pouco de água sanitária ou cloro na água para evitar o mosquito da dengue. O adubo foliar deve ser aplicado semanalmente.


2- Agora iremos utilizar algumas flores para dar alegria ao conjunto. Faça um grupo de begônias de folhas roxas, mas saiba que essas plantas não podem ser fixadas diretamente nas pedras como as bromélias. Será preciso fazer uma "panela" entre as pedras com terra tratada para jardim e adubada com NPK na proporção 4:14:8 e húmus de minhoca. Plante as begônias fazendo um maciço para obter melhor resultado. Esconda a terra com as pedras.


3- Apoie o vaso com as pedras para que fique inclinado. Existe no mercado um modelo de vaso já apropriado a essa situação, como é o caso do vaso da foto. É meio achatado em sua base para ficar na posição inclinada. Não se esqueça de impermeabiliza-lo antes de colocar a terra, passando liquibrilho na parte interna e na externa, para que a umidade não crie aquelas manchas esverdeadas em sua superfície.

7 comentários:

Clube Sapeca disse...

Sil, amei a dica dos tijolinhos aparentes. Super original, mas tem que ter uma habilidade com pintura, hein?!
Agora, a dica more, é da lâmpada como enfeite de árvore de natal. Amei demais. Tenho tantas lâmpadas queimadas, que meu marido vive me questionando o que vou fazer com elas. Sabia que podia fazer algo original, mas esses pinguins eu nunca imaginei. Vou comprar tintas essas semana pra prepara meus pinguins. Só vamos ver se vai dar certo, pra eu poder postar umas fotinhos lá no Clube Sapeca.
Bjocas querida, e ótima semana.
Carol

Ana Medeiros disse...

Como ficou charmoso heim??
Pedrinhas com plantinhas é uma combinação perfeita!

Andrea Guim disse...

Amo pedras! Tenho até coleção. E, se um dia tiver jardim vou criar áreas só com pedras, que nem jardim japonês. Adorei o post!!
Bjs!

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Nós adoramos plantas com pedras, uma combinação perfeita!
Beijocas,

Hazel disse...

Bom dia! Desafio para ti na Casa Claridade.

Margaret disse...

Hummm....fica lindo heim?
um beijoooooooo proce

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne