segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Obrigada Ezequiel, pelo Aporocactus Flagelliformis

Zeeentiii! Meu agradecimento, mais que especial, ao atencioso Ezequiel Coelho do Jardinagens, que rapidamente atendeu ao meu pedido de socorro, respondeu o post anterior e ainda salvou o de hoje, o qual dedico à Lenita.


Ezequieeeeeelll meu xuxu, você salvou o post do dia. Obrigada meu querido. Estou feliz que você tenha reencontrado sua outra paixão, a pintura. Mas, claro! Também tô torcendo para que você não fique muito tempo longe do mundo blogueiro.

João Sousa, do Espaço do João, o nome científico dessa "singeleza" é Aporocactus Flagelliformis e de acordo com o livro Plantas para casa - Guia Prático - Editora Nobel (achei uma pequena amostra do livro bem aqui), é popularmente conhecida por Cacto-rabo-de-rato "planta ideal para vasos suspensos para que suas hastes possam pender livremente. É espetacular com suas hastes transbordando com dezenas de flores vermelho-sangue.
Família: cactaceae

Luz: il
uminação boa e indireta

Temperatura: 18-24ºC
Cuidados: fertilizante com alto teor de potássio a cada 15 dias, enquanto cresce.

Regas: muita água para manter o composto úmido enquanto a planta cresce. Mantê-la ligeiramente úmida durante o inverno.
" - Plantas para casa - pág. 21

Resumindo, colhi as seguintes informações, em minhas pesquisas (e Ezequiel que me corrija): a planta é originária do México e cultivada em toda a América Latina. De seus poros saem tufos de pequenos espinhos. Suas hastes, com até 2,5cm de diâmetro, podem atingir até 180cm de comprimento; A propagação se dá por sementes mas, comumente reproduzida por estacas que florecem com 2 ou 3 anos. - Corte o caule, deixe secar por alguns dias para a cicatrização. Primavera e verão são os períodos, indicados como ideais, para o plantio.

Embora o livro Plantas para casa fale em flores "vermelho-sangue", a maioria dos sites as caracterizam como "rosa" ou "rosa brilhante" (o tom encontrado nas fotos espalhadas pela rede). Produzidas ao longo do caule, na primavera e verão muitas vezes são seguidas por pequenos frutos vermelhos. Ahhh! E são desprovidas de perfume.

Fique atento para a infestação de parasitas nos caules. O Aporocactus é bem apreciado por, principlamente, pulgões.

Fontes:
PlantCare.com
Desert-Tropicals

21 comentários:

Erre54 disse...

bellissima pianta.anche io ne ho una cosi ,ma non cosi bella e fiorita
ciao dall'italia
Mrita

Artes e Manhas disse...

Um verdadeiro achado... Belíssima planta!!!

Lenita disse...

Ai, Sil, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada pelo post, pelas fotos e por tê-lo dedicado a mim. Ficou lindo! Gostaria muito de ter uma dessas. Vamos ver como vou fazer para conseguir. Será que no Ceasa aqui de SP tem? Bjs

Margaret disse...

fiquei apaixonada por essa planta...
linda de doer....

Nela disse...

Querida, que lindo!adorei ler sobre a sua planta que cá em Portugal lhe dou o nome de cato, já tive uma muito parecida, e durou muito tempo,adoro catos, já tive de várias qualidades mas ainda na outra casa, tive um que estava num canteiro, no chão que cresceu tanto que passou um metro e meio, é mesmo verdade e estava sempre a dar rebentos, mas essa é linda mesmo, parabéns pela discrisão beijinhos.

kekel^^ disse...

oiew..vc sumiu heinm?!?1^^
te presente p/ vc!!
passa lá viu?!?
bjss=*

Sandra Allima disse...

Nossa amei esta planta.
E o seu blog tb!!!
Beijinhos Sandra Allima.

Lena disse...

LIIIIIIIINDAS
LIIIIIIIIIIIIIIIIINDAS
LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNDAS
DEMAIS!!!
Adorei seu blog, as garrafas, tudo !
bjão
lena
ARTE PURA !!!
passa lá

Marcos Miorinni disse...

Tem um selo para você e seu blog no janelasetravessias
espero que goste,bjs
parabéns pelo seu trabalho ...
Muito criativo e inspirador.

Faby disse...

Oi te indiquei ao prêmio Meme!!
Parabens pelo blog!!
Faby
http://byfabianamartins.blogspot.com

LITA disse...

Amiga, tem um selinho prá você lá no meu blog.
Beujos.
Celita

Andrea Guim disse...

Olá!!!
Têm um selinho pra você no BLOG'ARTE! Passa lá!
Beijins!

Hazel disse...

Sil, tenho um Meme para ti... beijos!

Renata Dutra disse...

Oi tem um selinho pra vc lá no meu blog....já que vc sempre me ensina curiosidades sobre as lindas plantas que posta, resolvi te indicar também!

Beijos

renatadutraarte.blogspot.com

Tô aprendendo... disse...

Adorei, não conhecia, e agora fikei morrendo de vontade de ter uma ... ;)

tem selinho pra vc lá em casa!!

fatima disse...

ola
este cato é maravilhoso
que pena morar no Brasil...
bjs
fatima

Paula disse...

Oi, Sil!! Como vc acompanha o Paula For Baby, estou passando para avisar que ele está saindo do ar. Ainda não sei se colocarei as postagens antigas no novo blog, estou pensando. Meu blog novo de ganha-pão é o vidabijuterias.blogspot.com
Passa lá pra ver os balangandãs!
Beijokas
Paula
(continua firme, forte e rígido como eu gosto o quintal da paula!)

Sandra Allima disse...

.()""()
.("( 'o' ) ....Entrei...
,-)____)'--.
"=(o)==(o)='

-----\\\\//-------
------( @@)-------...Dei uma olhadinha básica...
---ooO--(_)--Ooo-


(\)__(/) ...E parei...
(=*.*=) ...Só pra te deixar um oizinho!!!!
(")__(") ...
Beijinhos...
Sandra Allima.

Carlos Ennes disse...

eu tenho a planta e a produzo em cativeiro tenho mudas a venda....

IDEIAS.COM disse...

Oi Carlos estou muito interessada em comprar uma p mim Add vc no Google + prá gente conversar sobre a negociação ok

IDEIAS.COM disse...

Carlos estou interessada em comprar esse cacto
Vou deixar meu email mas já Add vc no Google+
Andreiac25@gmail.com