sábado, 28 de março de 2009

Sementes, folhas e mudas - vendas, trocas e doações

Muita gente já conhece mas, não custa passar a dica aos que ainda pensam que sites de relacionamentos, como o Orkut, só servem para postar fotos pessoais, encontrar amigos distantes, bisbilhotar e ser bisbilhotado até causar encrencas.

O Orkut, tem espaços quentíssimos, bem sérios e organizados para todos os interesses e finalidades. Onde as pessoas trocam, compram, vendem ideias, experiências e até coisas. Coisas como sementes e mudas.

Para quem ainda não se rendeu, há comunidades para admiradores, colecionadores, cultivadores iniciantes e avançados de vários tipos de plantas. Acredito que eu seja membro das principais e mais ativas comunidades sobre cactos e suculentas.

Cheguei assim, de sopetão. Não fui indicada, não fui convidada, apenas fiz a busca pelo assunto, conferi a idade da comunidade, o perfil do criador (dono), a quantidade de membros, a atividade e atualizações dos tópicos e... tô dentro! Algumas têm prazo de espera até a aprovação do dono.

Nos últimos dias tenho recebido sementes de cactos enviadas de diversos lugares do país. Basicamente as comunidades se parecem com um leilão ou uma grande e concorrida feira... é até divertido. Alguém tem sementes de um determinado vegetal e abre um tópico com o nome da espécie com a observação se é venda, doação ou outra modalidade. Há também lista de rateio de sementes que ainda não foram compradas, neste caso a previsão para o recebimento das sementes de um mês ou mais.

Por exemplo:

"Maria" abre um tópico para doação de sementes de Pitaya branca p/ 10 pessoas.

As dez primeiras pessoas que colocarem o nome na lista receberão o endereço da "Maria" para que enviem uma carta. Dentro da carta deverá conter um envelope selado (o valor do selo é determinado pelo doador. Já vi pedidos de selo de R$ 1,00 mas a maioria indica o selo de R$ 0,65). No envelope, que vai dentro da carta para a Maria, você já pode colocar o selo e seus dados no destinatário e, em um pedaço de papel, informar o nome da Comunidade e o tópico, o qual você está participando. Tudo isso para facilitar o trabalho da Maria, né?

A transação, via Correios, pode levar até um mês mas a ansiedade faz parte da diversão.

Geralmente os doadores separam 5 sementes por pessoa. Teoricamente, é o suficiente, dependendo da espécie, do manejo e semeadura, para que germinem e vinguem aos menos 2 mudinhas, senão todas.

Tem tópicos com doação de sementes de pimentas, mandacaru, xique-xique, vincas, platinhas, plantonas, árvores e espécies que nunca ouvi falar.

Vale a pena conferir a seriedade e organização destas comunidades. E caso você tenha sementes sobrando, e ainda não sabe o que fazer com elas, que tal dividí-las com os amiguinhos da rede? Muita gente ficará feliz e a mamãe-natureza agradece.

Ahhh! E se você já fica desanimado só de pensar no trabalhão que é organizar, envelopar e despachar tantas cartinhas para tantos lugares diferentes. Não jogue suas sementes fora. Com os devidos acordos, você pode enviá-las para um único membro (moderador) das comunidades, ele se encarregará de distribuí-las com responsabilidade e os devidos créditos do doador.

Mas, chega de conversa e vamos aos endereços das comunidades porque tem muitos tópicos abertos e ainda dá tempo de aproveitar muitas doações e ofertas. Quem sabe aquela plantinha da sua infância não está lá esperando o seu envelope, hein?



Sementes de Cactos para Todos - criador Marcelo Cruz (acho que não é meu parente...tsi tsi) - desde 05/2007 - 1.169 membros - A grande novidade do Marcelo é a Caixa Postal criada só para a comunidade. Tudo indica que, ao menos nos tópicos do próprio Marcelo, as intermináveis listas de reserva deixarão de existir. Intermináveis sim, porque Marcelo é um generosíssimo doador e sempre abre tópicos, em média, para 50 pessoas. Agora, com a Caixa Postal, quando surgir uma doação, em vez de copiar e colar as listas, colocando seu nome no último número, você apenas envia a carta com o(s) envelope(s) selado(s) e a informação do tópico que você se interessa. Segundo Marcelo, o envio das sementes respeitará a ordem de chegada dos envelopes. Como agora todas as cartas cairão na Caixa Postal, Marcelo se guiará pela data no carimbo de cada cartinha. Legal! Assim, quem mandar o envelope primeiro receberá suas sementinhas mais cedo. Mas, vale conferir e acompanhar os tópicos de seu interesse porque as informações e regras podem mudar de acordo com o doador ou quantidade de sementes doadas.

O tópico está descrito como Paródia Warasii mas, um membro disse que se trata de um Notocactus claviceps, Marcelo aceitou a correção mas o nome do tópico continua MD02 - Paródia Warasii - aqui



Grupos de sementes do Brasil - criador Gustavo, desde 12/2008 - 156 membros - Doações e vendas de sementes. Já fiz comprinhas e consegui reservas nas disputadas doações. Das comprinhas constam duas espécies, duas cotas da Tacca Integrifolia e três cotas do Astrophytum mix, com previsão de entrega no final de abril. Mas entrei assim mesmo. Gustavo abre o tópico e de acordo com o número de interessados, compra as sementes. Tudo isso demanda tempo, do tópico aberto até a semeadura, calculei uns dois meses. Regra dos rateios sem limite de cotas, pagamento antecipado. Ao que tudo indica Gustavo é um apaixonado por vegetais exóticos. Tô dentro de novo! Nos tópicos de vendas os preços podem variar de acordo com as espécies e quantidade de sementes.

Tacca Integrifoli "Bat flower" - ficha técnica e lista para reservas de cotas aqui.

Astrophytum mix - tópico aqui


Vale conferir os tópicos de doações da Grupos de Sementes da Brasil, são muitos e bem generosos também. Consegui reservas de Hyssopus Officinalis, Celosia Cristata, Cacto Mix, Viola tricolor (mix). Vale a pena conferir.


Pucca-Troca-de-Sementes-Brasil - criadora Pucca - desde 11/2008 - 203 membros - Doações de sementes dos mais variados vegetais: feijão-de-metro, Sapoti, Boca-de-leão, Aspargo, Campanula média, pimentas, cacto-orquídea, pitaya etc etc. Vale a pena se filiar, conferir a disponibilidade nos tópicos e agarrar as ofertas. As listas são fechadas rapidamente.

Os próprios membros se intitulam "verdólatras" e ao menor sinal de uma coisinha linda e exótica como o coração-sangrento (Dicentra spectabilis), já fazem fila com direito a empurra-empurra por sementes que não existem. Caso algum leitor tenha sementes dessa coisinha linda. Há um tópico cheio de boquinhas famintas esperando. Aqui


Pucca-Troca-de-Sementes-Cactos - criadora Pucca - desde 11/2008 - 164 membros - Já doaram por lá, sementes de xique-xique, mandacaru, copiapoa hypogaea, pitaya branca e vermelha, portulaca, rhipsalys etc etc. É ficar de olho e não perder oportunidades.


Árvores, sementes e mudas - criador Schneider - desde 07/2006 - 4.832 membros - Comunidade voltada para doações de sementes e mudas, identificação de espécies, troca de informações e experiências. Já deram o ar da graça por lá: frutíferas, pau-brasil, canela sassafrás e outras de médio e pequeno porte.


Sementes de plantas - criador Lavínia - desde 03/2007 - 1.198 membros - No perfil da comunidade avisos bem objetivos "Esta comunidade é destinada a todos que possuem SEMENTES de qualquer planta - para TROCAR com aqueles que querem ajudar a povoar de árvores e flores - todo o espaço disponível. A DOAÇÃO de sementes ou mudas de plantas entre todos os participantes - ALÉM DE informações, é claro - --- muito bem vindas! Proibido a venda. E pedidos de sementes para fazer artesanato. Existem outros locais que aceitam....Escreva nos tópicos o que possui e o que deseja ter. A natureza agradece. Com certeza."


Cactos/Suculentas - MG - criador Flávia - desde 05/2008 - 156 membros - Uma comunidade aberta para doações, vendas, trocas, identificações, informações, relatos e tira-dúvidas. Flávia é muito generosa e centenas de cartinhas já cruzaram o país, garregando minúsculas mudinhas da Kalanchoe Crenatodaigremontiana. Flávia é um perfil super ativo e sempre tem uma novidade a oferecer.

Kalanchoe Crenatodaigremotiana, Flavinha se encarregou de espalhar seus filhotinhos pelo Brasil. Aqui


Eu cultivo suculentas e cactos - dono Devi Agrobiólogo - desde 09/2005 - 1.044 membros - Identificação de espécies, tira-dúvidas, pedidos de socorro, dicas técnicas, doações, vendas de sementes e mudas.


Cactos e suculentas para todos - dono Marcelo Cruz - desde 03/2005 - 4.228 membros - Assuntos diversos voltados para o cultivo das lindinhas suculentosas. Tem até concursos, valendo prêmios em... mudinhas e sementes!!! Obá! Obá! Obá!


Ahhh claro! Não posso esquecer da comunidade do meu amigo Renato Adenium, de quem comprei meu primeiro kit de sementes de Adenium. Chegaram direitinho, em tempo hábil e o Renato é uma pessoinha muito simpática e atenciosa. Um verdadeiro Manual de Emergência quando o assunto é Adenium. Estou devendo umas troquinhas de suculentas com ele. Espero para breve colocarmos nossos assuntos em dia.


Adenium Obesum/ Rosa do deserto - dono Renato Adenium - desde 01/2008 - 271 membros - Comunidade voltada para comercialização de sementes e mudas de adenium (Rosa do deserto), troca de informações e experiências entre iniciantes e entendidos no cultivo da maravilhosa espécie. Vale aproveitar os Kits Promocionais com sementes variadas. Sai bem mais em conta e dá para adquirir muuuuita experiência.

Bebês adenium





13 comentários:

Deia Mundy disse...

Caramba!
Quantas dicas, tô aqui listando para finalmente correr atrás das minhas sementinhas hehehe

Idi Ferreira disse...

Ola, Sil bom dia
vim fazer uma visita e fiquei maravilhada com tantas informaçao
adorei seu blog , vou voltar sempre...
eu tambem quero uma sementinha
pois adorooooo plantas
bjs
Idi Ferreira
de uma passadinha no meu blog
http://tudoarteformiguinhacriando.blogspot.com

Paulo Sézio disse...

Muito bom o seu blog. Um dos melhores no gênero que encontrei.
Estou recomendando em meu blog
Blogando em...
http://blogandoem.blogspot

Andrea Guim disse...

Nossa!!! O coração sangrento é absolutante exótico e lindo!!!!
Bjs!

FINO FELTRO - Brasilia disse...

Fino Feltro - Brasília Agradece a oportunidade de divulgar o nossos trabalho em seu blog. Obrigado e sucessos.
www.finofeltro.blogspot.com

LEDA disse...

sil tudo bem que bom divulgar as comunidades vc se esqueçeu da b&b da lavinia a nova...poste tbm endereço aqui...

Anônimo disse...

BAF

tenho algumas especies de cactos em casa, gostaria se possível me doace algumas sementes de cactos.
Agradeço. Como posso fazer para adquirir essas sementes de cactos.
Obrigado!!!!!

fabvemelo10@bol.com.br

Anônimo disse...

Bom eu faço um curso de técnicas administrativas e o nosso TCC terá o seguinte Tema:"Como Mudar o mundo?" e entre os outros temas falaremos sobre o meio ambiente e a nossa idéia era dar um pacotinho com sementes dentro pra cada convidado ter a responsabilidade de plantar e cuidar daquela vida...Precisamos de Sementes pois onde faço o curso é uma ONG ,precisamos receber apenas doações nao podemos ultilizar verba. Desde já Agradeço.

Anônimo disse...

ola ,fui a uma cerimonia de casamento em joaçaba sc e fiquei feliz porque a lembrancinha do casamento era uma muda de arvore para os convidados plantar em suas casas achei muito criativo e legal demonstra que ain da tem alguem preocupado com o nosso planeta........

Graziela disse...

Bom dia.
Te convido para conhecer a comunidade
Amigos Sementes/trocas br
Temos brincadeiras, doaçoes de sementes e mudas, trocas,anuncios de quem vende, leilões(para compra de sementes importadas e mudas de adenium)somos a primeira e única comuna a doar mudas de adenium.Conheça :)

Graziela disse...

2010 doamos mais de 50 mudas de Adenium, fora as constantes doações de sementes do mesmo.Será muito bem vinda e todos que acompanham o blog tambem.
Bjos

EMERSON disse...

Olá amigos !
Gostaria de receber sementes de frutíferas do serrado, se alguém tiver disponível, agradeço.
Obrigado...

Anônimo disse...

Olá, estou começando uma horta comunitária na 313 sul em Brasilia. Aceito doações de mudas/sementes de hortaliças, ervas aromáticas e medicinais. Obrigada.