quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma nova paixão chamada Adenium


(foto de Ilma-adenium)

Apesar das fortes chuvas que têm caido diariamente, alagando os fins-de-tarde brasilienses, meus bebês Adenium estão resistentes, fortes e saudáveis. Influenciada pelas dicas da Ilma - Adenium Vendo plantas e sementes, já até agendei a data provável da primeira poda. A partir do dia 24 de maio, já posso iniciar na prática dos cortes cirúrgicos e estéticos dos vegetais.


(fotos de Ilma-Adenium)



É claro que só de pensar nisso me dava um medo em tremer a mão, cortar demais e ainda prejudicar as tchutchucas. Mas, depois de ler a aula de Primeira poda e Poda radical, no perfil da Ilma (lá no Orkut), confesso que fiquei mais tranquila e um tanto mais informada com relação a com quantos dias deve-se iniciar os cortes; quantos centímetros deve-se cortar da raiz principal; o que cortar no ponteiro de folhas; o que passar para ajudar na cicatrização. Mas, o que mais me chamou a atenção foram as dicas do emprego de técnicas, usadas em bonsais, como o plástico embaixo das raizes para que elas cresçam espalhadas para os lados em vez de crescerem para baixo. Sem falar na técnica da amarração, que dá formas diferentes às árvores, após a segunda poda ou poda radical.



(foto de Ilma-Adenium)


Não é segredo que há muito ando de casa em casa, de perfil em perfil. Mexerico álbuns e baús, tomo chás e cafezinhos, leio opiniões, descobertas e desabafos. Admiro artes e arteirices mas, depois de encontrar a dedicada Ilma, tá difícil segurar a ansiedade em iniciar a fase de novos exercícios do programa Terapia Ocupacional Jardineira.



(foto de Ilma-Adenium)


Ahhhh, para quem ainda não se rendeu ao cultivo do Adenium, convem visitar os maravilhosos álbuns da Ilma. Com certeza ela tem uma opção do tamanho da disponibilidade de cada um, seja de tempo, de espaço e até de bolso: sementes, mudinhas, mudonas, bonsais de Adeniuns já prontinhos, e muita acessoria prestativa. Ilma, agradecemos a valiosa autorização e colaboração.


Ilma - Adenium - vendo plantas e sementes


perfil 2 - Ilma-Adenium 2


Poda de Adenium


Dicas no plantio de Adenium


(foto de Ilma-Adenium)

10 comentários:

buedamau disse...

gosto muito, são bem interessantes e parecem bonsais exóticos! infelizmente nunca encontrei nenhum por estes lados..tenho que procurar melhor!

Isabel Cristina disse...

Oi Sil, que plantinha exótica! Muito legal. Tô sentindo falta de suas visitinhas ao meu blog, desistiu de mim? Beijos

BRUXINHA disse...

Olá, sou uma apaixonada por suculentas , visite meu blog tb, passei um bom tempo aqui hoje vendo tudinho no seu. Leila

Sandra Silva disse...

Olá!
Se poderes passa pelo meu blog tenho um desafio solidario, caso não possas ajudar, podes sempre doar uma peça para o leilão ou licitar alguma peça o leilao sera realizado no mês de Maio no blog da Lau(Sininho Artesã).
Beijinhos

Sandra... disse...

Me encantan las suculentas y estas se ven hermosas!!
Saludos desde Argentina!

Maria Amélia disse...

Eu tenho esta flor, conheço por rosa do deserto. É muito linda mesmo. Só que não consegui tirar mudas. Tentei tirar uma mudinha que nasceu no caule mas não vingou. Vou ler os posts que você relacionou. Quem sabe consigo. A minha está com uns 3 anos. um abraço

Andréa Brandão disse...

Olá! Tem selinho p/vc no meu blog. Passa lá!

Bjos

Eliene Vila Nova disse...

Oi Sil, ando sentindo a sua falta.
Espero que estejas ótima e preciso de sua ajuda.
Tenho um pezinho de uma laranja miudinha(não sei qual o nome, pois peguei uma vez um fruto e fiz a muda), simplesmente ele não cresce e agroa está morrendo coitadinho.
Se eu te mandar uma foto, tem como você me ajudar?
vou esperar a sua resposta,beijos

Eliene Vila Nova disse...

ai amiga que emoção receber sua visita
amanhã cedo faço a foto e mando pro seu email
confesso que não tenho ideia do nome da laranjinha
muito obrigada mesmo
cedinho te escrevo,beijos

Santinha disse...

Sensacional isto foi um achado e tanto amiga!
bjk