sábado, 19 de dezembro de 2009

www.desechos.net - a fonte do post anterior

Encontrei!!!!

desechos

Foto: Eco-Tec





"Casas, parques ecológicos, fossas sépticas, tanques de água construídos a partir de garrafas plásticas são cada vez mais popular.
A iniciativa surgiu em Honduras e já se espalhou na Bolívia, Brasil, Argentina e Colômbia.
Além das embalagens plásticas descartáveis utilizados terra e entulho, o processo envolve a retirada das garrafas, preenchê-las com areia, terra e em seguida colá-las com uma mistura feita a partir de terra, argila, serragem e um pouco de cimento para dar maior resistência e durabilidade.

Andreas Froese, o alemão que inventou a técnica de construção com plástico, garante que as garrafas são mais duráveis que os blocos de concreto usados na construção.
Segundo Andreas, recipientes de plástico pode durar 300 anos, mais ainda do que o cimento utilizado para a adesão. Para construir uma casa ecológica podem ser utilizadas cerca de 8.000 garrafas.

Com cerca de 3.500 garrafas foram construídas cisternas nas escolas em comunidades de baixa renda.
Bancos para paradas de ônibus também foram construídos com garrafas de plástico como material principal.
Na Bolívia, por exemplo, para construir uma casa em uma área de 120 metros quadrados, sala de estar, sala de jantar, cozinha, dois quartos e um banheiro foram usados cerca de 10.000 garrafas de litro, 3.000 de 600 ml e 3.000 garrafas de vidro. Aproximadamente 81 garrafas de litro para a construção de um metro quadrado.

Nelly Galeano, representante na Colômbia do Eco Tec, disse que algumas das vantagens da utilização de garrafas de plástico, que proporcionam resistência estrutural a essas obras, a forma cilíndrica da embalagem permite a versatilidade no projeto, as paredes são bioclimática: quando a infraestrutura fora está frio, por dentro é quente e vice-versa e também, as garrafas geram um efeito acústico que minimiza o ruído ambiente.

No entanto, engenheiros civis acreditam que a construção com garrafas não preencha as condições técnicas para grandes obras.Segundo os peritos, a estrutura não tem capacidade suficiente, porque o confinamento solo-cimento não assegura a estabilidade. Também considerando que a união das garrafas é feita com uma cordas de nylon, que acabou por se deteriorar e, portanto, pode ser instável.

Do ponto de vista ecológico, acredita-se que a medida é muito benéfica para o ambiente, porque através dela reutiliza-se itens que são considerados resíduos e mostra às pessoas que é possível reduzir os níveis de lixo. No entanto, a construção com este material não é tão barato como as pessoas pensam, "O processo requer um grande trabalho: triturar os resíduos em pequenas partículas e fazer o preenchimento de cada uma das garrafas"."


Leia mais: www.desechos.net

16 comentários:

Nanda Assis disse...

acho bem legal estas coisas.

bjosss...

ANA LÚCIA disse...

Acredito na possibilidade de amadurecer a ideia, se há dúvidas na estrutura, existe a solução, é só estudar. A engenharia pode aprofudar e se interessar no assunto. O custo será reduzido já qua a matéia prima é retirada do lixo e as casinhas ficaram lindas!
Abçs,
Ana

Maca disse...

Feliz Natal

NELIO disse...

VENHO DESEJAR PAZ,SAÚDE E ALEGRIA NESTE NATAL E DURANTE O ANO TODO,ABRACINHO...

♥Gi♥ disse...

Adorei esse Blog e vou "SEGUIR", blz?
Até...
♥Gi♥

♥ DOCE ENCANTO ♥♥ DOCE MAGIA ♥

Cristina disse...

NOSSA, ACHEI FANTÁSTICA ESSA IDÉIA.
QUE CRIATIVIDADE MEU DEUS, E O PIOR QUE FICOU BONITA A CASA, NEM PARECE SER FEITA COM GARRAFAS PET...ISSO É QUE É CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, TBM ADORO RECICLAGEM...
ADOREI O BLOG...
BEIJINHOS CARINHOSOS, CRIS!

Cristina disse...

NOSSA, ACHEI FANTÁSTICA ESSA IDÉIA.
QUE CRIATIVIDADE MEU DEUS, E O PIOR QUE FICOU BONITA A CASA, NEM PARECE SER FEITA COM GARRAFAS PET...ISSO É QUE É CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, TBM ADORO RECICLAGEM...
ADOREI O BLOG...
BEIJINHOS CARINHOSOS, CRIS!

wilma disse...

Show, show, show!!
A casa de pet é maravilhosa, amei a idéia!!
Tomara que esse projeto seja logo popularizado...assim é mais uma forma de reciclar e cuidar do meio ambiente.
bjosss

Anônimo disse...

muito legal!

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Sue Paula disse...

Minha querida!
Hoje tirei o dia para passear pela net e estou felicíssima de chegar até aqui. Parabéns pelo bom gosto e obrigada por nos mostrar tantas maravilhas. Este post sobre construção com pet é realmente divino!
Abracinhos
Sue

studiophotoarte disse...

Genteeee este blog é ótimo!!!!
Adorei estas ideias e vou repassar o end do blog para meus contatos.
Vamos reciclar todos os dias, Vamossssss!
PARABÉNS!
bjs
sandra

STILO BASICO disse...

Que coisa linda de se ver e pensar !

Erika Kohler disse...

Olá!
Tô passando pra dizer que citei o seu blog e este post lá no meu blog, tá bom?
Aproveita e faz uma visitinha, assim sem compromisso... hahaha...
http://pinguim-na-estante.blogspot.com

Um beijo!
E parabéns pelo blog.

Roberta Granada disse...

Oi, adoro teu blog , tudo muito lindo como sempre,visite meu blog também,sobre artesanato em geral, com várias receitas,beijokas
http://agulhaetricot.com
http://agulhaetricot.blogspot.com
http://titacarre.elo7.com.br

lenalima disse...

Muito legal o seu blog, já entrei várias vezes e adorei... até fiz o meu, mas estou ainda engatinhando.
A idéia das garrafas pet é mto interessante. parabéns e bjkas.