quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pedras pintadas

Gosto tanto de pedras como de miniaturas, tenho uma humilde coleção (das duas categorias) mas, usando as miniaturas nos minijardins percebi que tava ficando difícil de encontrar, no mercado, peças iguais para repor as usadas.


Pensei, pensei... palavra puxa palavra, ideia puxa outra ideia... minijardins... miniaturas... pedras. Pedras pintadas, por que não?!? Como inspiração, pesquisei trabalhos prontos e as técnicas usadas.


Não é difícil pintar, nem é difícil de encontrar, na Rede, trabalhos para inspiração. E só perguntar ao tio Google sobre PEDRAS PINTADASSTONE PAINTING  e ele mostrará cada trabalho que é de cair o queixo, como estes da Suzy Chua vendidos de 15,00 a 50,00 dólares.

 Peguei no Suzy Chua

Por enquanto vou me contentar com as minhas diversões dignas de trabalhos do ensino primário. Então tá, né?



As minhas dicas:
1- Escolha das pedras. Muitas vezes você olha a pedra e já enxerga um bicho, uma casa, uma fruta, um legume, um ônibus, uma flôr etc
2- Você pode usar qualquer material para a pintura: não tem látex? Use guache, giz-de-cera, lápis-de-cor, canetinha, o que tiver.
3- Para iniciar (se preferir), dê uma demão de tinta em toda a superfície da pedra. Facilita ao riscar os traços do desenho. O rosa, bege ou branco já dão o tom de pele, se você estiver pintando pessoas. Tem gente que prefere não cobrir a superfície, deixando detalhes naturais para mostrar que é pedra mesmo. Gosto de cada um.
4- Recomendo aos que não têm muita afinidade com pintura (como eu), usar um lápis grafite médio para riscar os desenho e traços. Usei uma canetinha mas me arrependi quando precisei de corrigir os traços, já com grafite você pode usar uma borracha escolar.
5- Caso a pedra não tenha uma base natural, para ficar na posição que você deseja, faça um discreto pratinho de Durepox ou cole uma pedrinha achatada para a base. Só não use cola escolar. Silicone ou Superbond fazem um ótimo trabalho.
6- Depois de pintar muitas pedrinhas, sem encostar uma nas outras, junte todas em uma superfície e finalize o trabalho com verniz spray. Uma demão generosa, deixe secar, vire todas elas e outra demão.



Ahhh! Tenho meu próprio controle de qualidade, Gabriel. Os seixos brancos, quando jogados no chão, se quebram com facilidade. Mas, o verniz Acrilfix provou que é bom. Há dias a bacia da fonte está cheia de pedrinhas pintadas, os peixes não morreram e a pintura das pedras continua perfeita.

Pronto! Divirta-se! Espalhe pedras por aí!


Podem pegar à vontade mas, não esqueçam do crédito-link porque essa pegada é daqui de casa.

Xêro procê

11 comentários:

Karla Jeanne disse...

Gente acabei de descobrir uma utilidade para minha pedras, e talvez agora meu marido pare de brigar comigo quando ele ver as suas..rsrrrs...Você compra as pedras ou as encontra por aí em suas andanças???As minhas trouxe de um rio aqui perto de casa( bom perto mais ou menos),e outras andando por aí,sabe como é,eu olhei pra ela e ela olhou para mim, então amor a primeira vista!!!rsrsrrs
BJKS DE KARLA...
AH! delicia te ver entre meus seguidores...Obrigada!!!!!

Peguei na rede... disse...

Oi Karla, é sempre um grande prazer-pegador, postar as boas ideias e feitos, principalmente dos vizinhos... hehehe
Olha, é inexplicável esse amor por pedras. Elas são tão enigmáticas, parece q exercem um poder sobre nós, admiradores e apaixonados por essas criaturas, né não?
E isso passa no DNA, viu? Meu pai é xonado por pedras e agora, meu netinho vive catando pedras na rua.
Quando me sobra tempo, saio à cata mas, comprei ali na floricultura do Aero, uns sacos de seixos rolados e daqueles brancos em vários tamanhos. Quando o caboclo arteiro baixa por estas paragens tem que ter muitas pedrinhas de todas as formas e tamanhos. :D

Quando se animar em pintar algumas, coloque no Coisas de Karla e é claro que eu dou uma pegada. :D

Xêro procê Karla e obrigada pelo incentivo

Karla Jeanne disse...

Por nada!!!!é sempre uma alegria passar e pegar por aqui!!!
AH! e valeu pelo incentivo!!!
BJKS DE KARLA

Janela do Sóton disse...

Querida amei a ideia das pedrinhas,vou tentar com certeza!
Beijinhos Yka

ogionih disse...

Você já está uma artista de primeira, seus vasos ficaram lindos com seus "bichinhos"...adoooooro. bjocas.

BITOKA RUBRA disse...

GENTEEEE....SABE QUE EU TBM ESTOU FICANDO APAIXONADA POR PEDRAS....ALIÁS, ACHO QUE SEMPRE FUI...hahahahah...SE AO NATURAL JA ERAM LINDAS E AJUDAVAM EM QQ VISUAL NO NOSSO JADIM, IMAGINA ASSIM PINTADINHAS....PARABENS, POR TODAS ESSAS BELEZURAS....UM BEIJÃO....ETÉLIA....

Anita disse...

Poxa vida, amei esta idéia.
Também coleciono miniaturas de tudo, gosto de pedras e de conchas. Um tempo atrás eu pintei umas conchas. Pena não ter fotos delas pra te mostrar, porque "levaram antes mesmo de fotografar" rsrsrs, uma amiga gostou e levou para colocar ao lado do aquário.

Bjussss

Li Moreira disse...

Olá! Também sou apaixonada por suculentas, miniaturas e achei a idéia das pedras pintadas genial! Recentemente fiz um blog sobre suculentas http://suculentasecia.blogspot.com/qdo puder dê uma passadinha lá, e tomei a liberdade de postar as idéias de seu blog com os devidos créditos é claro...rsrs
Ainda estou aprendendo a lidar com as postagens..
Aguardo sua visita!

Bjs

Ðú® disse...

Amei seu mini-jardim, será que tento? eu sempre faço uns com meus alunos dentro de vidro, o que chamamos de terrario. Mas depois acaba ficando lá na escola.

Daisy Henriques disse...

Olá! Amei estas idéias, estou maravilhada.... vou fazer também rsrsrsr ou melhor vou tentar rsrsr estas pedras ficam lindas para enfeitar a casa. Gostei demais.bradadi

Umbelina Gadelha disse...

Lindo trabalho. Quanta criatividade!
parabéns!