terça-feira, 29 de novembro de 2011

Que tal vestir uma sombrinha de chuva?

Mas nem contando, minha irmã acreditaria! E inspirada pelo post do Coletivo Verde, fiz um apanhado de Umbrella Skirt a la Google.

Lu, especialmente para você, que sofreu com nossas tiradas familiares sempre que vestia a saia, produzida por nossa Vó Maria, do reaproveitamento do nylon de uma sombrinha quebrada. Lembra que, só para testar a sua paciência, falávamos que a saia era legal porque você poderia sair na chuva sem o perigo de molhar a calcinha? Você ficava tão feliz que chorava.










Então, maninha, sorria! Chegou a hora-da-onça-beber-água. Você já nasceu fashion e nossa avó era uma visionária no design de moda. Pena que nós nem aproveitamos aquele "morcegão" que ficava escondido atrás do guarda-roupa. No mínimo daria uma saia nova para cada irmã e nenhuma molharia o bumbum na chuva.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Luminárias com garrafas de vidro

Garrafas... garrafinhas... e garrafões!
Já falei aqui da minha, dentre tantas, paixão por garrafas de vidro. Passo horas admirando o formato, a transparência, o brilho, os detalhes, o peso, a textura... Ainda que produzida em grande escala, um alguém idealizou, projetou e colocou a mão-na-massa para que ela chegasse até nossas mãos. Fascinante!
E a cada viagem pela Rede, me surpreendo com as invenções que evitam o triste destino destas obras de arte em um aterro qualquer.
O assunto sem fim é só inspiração para nossa Terapia Ocupacional Caseira.

A super pegada, a seguir, vem lá do EcoD, um site antenado nas ideias e ações sustentáveis. Aproveite para conferir as ecodicas do Você EcoD



MATERIAL:
- Garrafas de vidro
- Tinta spray
- Fita adesiva
- Furadeira pequena (mini retífica)
- Broca diamantada
- Óculos de proteção
- Luzes de Natal (pisca-pisca)

1 - LIMPE A GARRAFA - Retire o rótulo (se preferir), lave bem a garrafa para retirada de resíduos de bebida ou óleo. Depois de lavada, seque-a totalmente para não dificultar as próximas etapas.



2 - PINTE - Depois da garrafa bem seca, pulverize uma fina camada de tinta spray. Aguarde secagem por 24h antes de perfurá-la.



3 - PROTEJA COM FITA ADESIVA - Para perfurar a garrafa de vidro sem correr o risco dela trincar ou quebrar, coloque um pedaço de fita adesiva no local onde pretende fazer o furo. É por ali que os fios do pisca-pisca passarão depois de tudo pronto. Atente para o tamanho da fita que colocará no frasco, a pintura da garrafa tende a descascar quando retirar o adesivo, evite cobrir uma área muito grande.



4 - ESCOLHA DA BROCA - É fundamental escolher corretamente o modelo da broca a ser usada. O criador da luminária conta que começou usando um modelo circular, seguido por um de ponta para quebrar o vidro, e por último, um mais longo para aumentar o diâmetro do furo.




5- FURE A GARRAFA (USE ÓCULOS DE PROTEÇÃO) - A fita adesiva evitará, também, que a broca escorregue do lugar marcado. Comece devagar e não faça muita pressão para evitar que o vidro se quebre. Depois que você conseguir fazer o furo, pode remover o adesivo e continuar furando lentamente. Tanto a brota quanto o vidro vão aquecer, por isso é recomendável fazer por etapas, parando algumas vezes para que o material esfrie.



6 - AUMENTE O FURO - Trabalhe um pouco ao redor do furo para que ele fique largo o suficiente para passar as luzes do pisca-pisca. Depois, lave a garrafa para retirada dos resíduos e seque-a bem antes de colocar as luzes.



7 - ACABAMENTO - Para obter um ar mais vintage, descasque a pintura com um pedaço de fita adesiva. Se preferir um visual mais certinho é só aproveitar o momento para acertar a pintura ou fazer alguns detalhes.



8 - COLOQUE AS LUZES - Agora coloque as luzes dentro da garrafa e ligue na tomada. Garrafas de todos os tamanhos e cores podem ser usadas, lembrando apenas que quanto maior o vidro mais luzes serão necessárias.



E PRONTO!!!

Peguei Você EcoD

OUTRAS PEGADAS:
Marina do Oi tá tudo bem

Árvore de Natal da Thalita Carvalho do Casa de Colorir, passo-a-passo AQUI


Luminária de Paulo André Silva, Laís Nagaishi e Mariana Cavalcante - Projeto Reconstruções


Garrafa apoiada sobre uma base com Leds, passo-a-passo no Instructables

Se preferir uma pintura estilizada, tem passo-a-passo na Vila do Artesão

E há também opções prontinhas para compra, no blog Abajur de Garrafa
...






...confecionados pelo ecoantenado maurofelizaoquadrado@gmail.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Desidratador Solar de frutas - de Gardel Silveira

É muito importante colocar uma tela mosquiteiro, tanto na entrada de ar frio como na janela de saída do ar quente, para evitar o acesso de insetos.


Quando a caixa estiver funcionando terá de ficar voltada para o sol e sempre numa inclinação para que o líquido escorra pelo vidro e não volte para as frutas em processo de desidratação. 
Para comodar as frutas dentro da caixa, Gardel utilizou a tela moeda mas, recomenda qualquer outro tipo de grade desde que as frutas não caiam ou impeçam a circulação de ar dentro da caixa. 




Para mais informações entre em contato com Gardel Silveira 
e-mail: poruga@terra.com.br 
ou deixe um comentário no Sítio Curupira  
e aproveite para conhecer outras ideias da hora.

Indignação contra Belo Monte


Acesse o site www.movimentogotadagua.com.br/assinatura e assine a petição, ajude assim a fazer com que o interesse do povo, e não dos políticos, seja respeitado.
"UMA GOTA MOVE O OCEANO!"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Faça a sua Máquina de Chicletes

Material:
1 vidro aquário
1 vaso terracota
1 pratinho terracota ou de madeira (para não pesar muito)
Bola de madeira ou puxador
Argola de madeira (ou outra ideia como tampa de garrafa)
Tinta na cor que desejar
e cola (vou experimentar com a universal)



Peguei você, Oh! Crafts

sábado, 12 de novembro de 2011

Caixotes caprichados

Peguei essas inspirações no Picasa da Loja Virtual Madeira Usada. Quem sabe nossos amados arteiros-de-fim-de-semana fiquem animadinhos.








Peguei você Loja Virtual  Madeira Usada

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Reaproveitamento da água da chuva

Uma super ecopegada no Beach Brights

clique na foto para ver o tutorial (em inglês) com fotos bem explicativas

Nunca esquecer de pequenos cuidados:
- NÃO BEBA ÁGUA NÃO POTÁVEL! Água da chuva não é potável e não deve ser usada para consumo, principalmente humano. Portanto, pode e deve ser usada para regar plantas; lavar janelas, calçadas, quintais, carros etc.
- Mantenha o reservatório sempre tampado;
- Frequentemente lave o reservatório, esfregando uma bucha em suas paredes;
- Misture água sanitária ou pastilha de cloro na água do reservatório (a quantidade será de acordo com as recomendações do fabricante, com o tamanho do seu reservatório e para qual finalidade será a água).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Festivas flores de papel

Pela manhã abri a news da Vila do Artesão, assunto Rosas de Papel com passo a passo bem explicadinho e várias sugestões de uso das rosas: buquês, cartões e guirlanda. Uma graça! Em seguida abri a news do Cacareco e... Flores e vaso de papel, reciclagem. Será que combinaram? Não sei! Mas gostei muito da coincidência que me inspirou por demais.

Como fazer:
(passo a passo da Vila do Artesão)

Corte um pedaço de papel firme (sugiro 80g) e arredonde as bordas. Pode ser sobre uma base quadrada ou um pouco maior, tanto faz.


 Corte de fora para o centro em movimento espiral. Não precisa ficar perfeito pois as diferenças sumirão ao enrolar

Enrole de fora para dentro. Aqui dá pra perceber como fica o recorte do papel

Ao enrolar a tira, alinhe o papel pela parte de baixo do recorte. Enrole o papel sem se preocupar com o formato, mas de forma bem justa e firme

À medida em que enrola a tira, alinhando pela base, a parte de cima vai criando movimento, é assim mesmo. Quando chegar no final deixe sobrar a última voltinha da tira sem enrolar

Ao terminar de enrolar solte a flor pra que sozinha tome o formato de rosa

Segure a flor solta e aplique um pingo de cola quente para fixar o final da tira na lateral. Deixe a pontinha da tira de papel sem colar

Vire a rosa e aplique cola quente na base em boa quantidade


Dobre e fixe na cola a ponta final da tira de papel que sobrou para trás.

E aqui está a rosa de papel pronta. Você pode usar em projetos de guirlandas, decorações de caixas e cartões


Para colocar folhas em suas rosas corte um desenho de folha e deixe a borda de baixo reta, como na foto

Junte as laterais retas numa dobra em N, como na figura. Reserve

Fure a base de sua rosa com uma agulha grossa atravessando do miolo para a base. Cuidado para não amassar as pétalas

Encaixe o arame floral no furo pela base. Como tem bastante cola quente fria nesse local, o arame ficará bem firme, mas se necessário aplique mais um pouco por dentro da rosa

Cole a folha no arame com um pingo de cola quente bem na dobre


E sua rosa está pronta para criar lembrancinhas e também enfeites decorativos

Aplicações:






E esse arranjo de flores de papel em vaso de papelão reaproveitado, peguei no Cacareco. Uma boa ideia para ser finalizado com pintura, colagem de papel, tecido etc etc etc


Aqui tem mais pegadas da hora:











Guirlanda do Garota Criativa



Fontes: os nomes destacados em rosa são links para os posts de origem, é só clicar para ver mais ideias e passo a passo