quinta-feira, 30 de abril de 2009

06 de maio, sorteio de pré-bonsai do Charles Pagodinho

Dia 06 de maio será o sorteio do pré-bonsai de serissa, lá na comunidade do Clarles Pagodinho, SEMENTES E MUDAS P/ TODOS (é com pê-barra mesmo). Procure o tópico OLÁ MINHA GENTE, copie a última lista de nomes, cole na sua resposta, escolha UM número vago, coloque seu nome e e-mail e envie. Pronto! Você já está concorrendo. Mas, tem que ser membro da comunidade.
Segundo Charles, o dono da comuna:
1- Serissa "Serissa Phoetida"
2- 3 anos
3- 18 cm
4- Envasada em 17/04/09
5- Vaso de Bonsai "Queima de 1300 G"

Ahhh! E o sortudo só terá que arcar com o frete "Sedex".

Para quem tem perfil no Orkut fica aí o convite da mais nova comunidade verde, a SEMENTES E MUDAS P/ TODOS, que promete muito movimento.
* * * * *
Não postei os links porque aquele Orkut tá muito exigente e, ninguém falou nada mas, percebi que todos os links postados estão carregando direto no meu perfil em vez de ir para as comunidades. Se alguém souber corrigir isso, socorro!!!)

domingo, 26 de abril de 2009

Amostras Grátis

Quem não gosta de presentes? Eu amooooo!
Vivo fazendo listinhas das coisas que gosto e olha que por causa desse meu jeito Sil de ser, nem sou tão exigente. O que importa é ganhar um mimo.
Com quase 650 seguidores o Amostras Grátis, dá dicas de brindes e promoções de várias empresas em diversos segmentos, nacionais e internacionais. É só ir lá, vasculhar os arquivos, tem cosméticos, decoração, softwares, livors, revistas, CDs, alimentos, brinquedos.... uhuuu! Tem um montão de coisas. E tem também essa promo do próprio blog e que já estou participando, aliás, esta é voltada mesmo para blogueiros. Basta colocar o link do Amostras Grátis (link da promoção) no seu site ou blog, clicar uma única vez e pronto! Já está participando. Independente de quantos cliques sua página enviar pra lá, pode ser um clique (só o seu) ou 5.000, cada página participará com um número, ou seja, todos têm as mesmas chances. Legal, né?
Ahhh! O sorteio será no dia 09/05/2009, então até o dia 08/05/2009 é tempo para participar. Vá lá e leia o simplificado regulamento.
* * * * * *
Peguei na rede é assim, conta o milagre e ainda entrega o santo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Garimpo do Gustavo.... PEGUEI!!!

Essa história de comunidade de sementes é um vício! Fiquem longe! Eu vim alertá-los para que fujam dessa febre, até porque tá chegando gente nova todo dia e... já estou tomando pança nas raridades. Não estão me sobrando sementes!!! Pode uma coisa dessas?




Brincadeirinha. Os novatos, diga-se de passagem muito bem-vindos, tanto recebem quanto doam também, só eu com essa cara de pau-brasil que Deus me deu, ainda não contribui mas, acho que uma falha perdoável pelo fato da minha humilde coleção ter menos de 8 meses. As tchutchucas compradas em hipermercados e floriculturas ainda não deram flores, muito menos sementes. Então, minha contribuição se resume à sementes e mudinhas da Aptenia cordifolia que é uma forrageira (pode ser cultivada em bordaduras de vasos ou pendentes) danadinha pra crescer e, tomando sol, dá uma florzinha parecida com uma margarida. A minha é vermelha mas, já li na rede que existem de outras cores (o que ainda não vi). Segundo o Jardineiro, a rosinha-de-sol (nome popular) tem um parentesco com o espinafre e por isso é comestível mas, não encontrei nenhuma receitinha interessante, senão a simples sugestão em saladas. In natura a bichinha tem gosto de capim! Gostei não!



Bom, estou preparando um post sobre estufas. Procurando umas ideias para aproveitar um espaço que tenho entre a lateral da casa e o muro. Nas minhas pesquisas tenho garimpado muitas ideias interessantes para todos os espaços disponíveis e bolsos também. Mas, isso é assunto para o próximo post. Vim mesmo foi mostrar uns achados do Gustavo , que gostei por demais e... para manter a filosofia de trabalho e não perder o velho costume... PEGUEI!


"O que fazer com uma lata vazia?", essa latinha de suco, de refri, de cervinha suada de gelada...hummmm.

A sacada aí é, se a finalidade da lata for servir de mini-jardim então dê-se ao trabalho de furar o fundo e escoar o líquido pelos furos, em vez de puxar o lacre da abertura de cima.
Teve até a ideia de "um presente original".



Ainda pegando carona no garimpo do Gustavo, ME DIGAM ONDE ENCONTRO ESSES MINI VASINHOS EM FORMA DE OVO, pelamordedeus!!! Já vi que antes de dormir vou passar algumas noites contando ovos pulantes na cerca. Opsss!




Enquanto os vasinhos de cerâmica branca não aparecem, dá para fazer bonito com a ideia da Leci, sementeira em cascas de ovos (de verdade). A originalidade ganhou no item "cachepô" com o aproveitamento da bandeja de papelão. Uhuuu! E você ainda tem coragem de dizer que não tem plantinhas em casa por falta de espaço??? Xuxu, essa não cola mais!!!






No Grupo de Sementes Brasil está aberta uma lista de espera para os interessados nas sementes da Dicentra rosa


S.O.S DA MINHA PLANTINHA
Eliene Vila Nova, recebi seu e-mail com as fotos da laranjeira. Estou aguardando instruções de 2 entendidos na área de frutíferas. Logo mais retorno com o socorro.
Bjs
Sil

Ainda conversas vegetais

Óia!!!
Eu fico ali disputando sementes nas comunidades, surge uma folguinha, corro no quintal para namorar as espinhosas e suculentas tchutchucas, corro de volta para o PC e tomo um puxão de orelha... tsi... tsi... tsi...

E é assim que é bão!!! Não fez direito, chama na razão!

Vou fazer aqui um "mea culpa" e tentar redimir minha falha. Dias atrás falei sobre as comunidades de trocas, doações e vendas de sementes, mudinhas e mudonas... acabei pisando na bola quando pulei, na minha listinha, o endereço de outra comuna (no Orkut) super animada: o B&B-Bar, Birita-Cactos/Sementes, da amiga Lavínia que conta com a ajuda administrativa das Super Poderosas Vera, Leda e Vivy.
A comuna das meninas é tão animada que dia desses, disputando uma doação, por 3 vezes copiei e colei uma listinha de reservas. Qdo vi a oferta, o número 6 estava vago, enquanto copiei, colei, digitei meu nome e enviei, alguém chegou primeiro. Exlui e comecei de novo a partir do 7. Envei, conferi e o 7 já tinha dono. Finalmente consegui ficar com o 9. E como era doação para apenas 10 pessoas, quase tomei pança.... kkkkk

PROMOÇÕES DE ABRIL - Ainda dá tempo de aproveitar.
Cactos do Thiago, vale uma conferida no álbum do amigo. É de babar, a começar pelas ideias da estufa. Já fiz e refiz minha listinha umas vezes. Maridão já começa a me olhar de lado.

Olha o Thiago ali, todo garboso com suas crias. Bjão Thiago


Até o final de abril Morangão também está com uma super promo de cactos e suculentas. Com o frete PAC (na faixa de R$ 15,00 a R$ 20,00) dependendo da região dá para aproveitar e encomendar uma porção de tchutchucas lindas.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma nova paixão chamada Adenium


(foto de Ilma-adenium)

Apesar das fortes chuvas que têm caido diariamente, alagando os fins-de-tarde brasilienses, meus bebês Adenium estão resistentes, fortes e saudáveis. Influenciada pelas dicas da Ilma - Adenium Vendo plantas e sementes, já até agendei a data provável da primeira poda. A partir do dia 24 de maio, já posso iniciar na prática dos cortes cirúrgicos e estéticos dos vegetais.


(fotos de Ilma-Adenium)



É claro que só de pensar nisso me dava um medo em tremer a mão, cortar demais e ainda prejudicar as tchutchucas. Mas, depois de ler a aula de Primeira poda e Poda radical, no perfil da Ilma (lá no Orkut), confesso que fiquei mais tranquila e um tanto mais informada com relação a com quantos dias deve-se iniciar os cortes; quantos centímetros deve-se cortar da raiz principal; o que cortar no ponteiro de folhas; o que passar para ajudar na cicatrização. Mas, o que mais me chamou a atenção foram as dicas do emprego de técnicas, usadas em bonsais, como o plástico embaixo das raizes para que elas cresçam espalhadas para os lados em vez de crescerem para baixo. Sem falar na técnica da amarração, que dá formas diferentes às árvores, após a segunda poda ou poda radical.



(foto de Ilma-Adenium)


Não é segredo que há muito ando de casa em casa, de perfil em perfil. Mexerico álbuns e baús, tomo chás e cafezinhos, leio opiniões, descobertas e desabafos. Admiro artes e arteirices mas, depois de encontrar a dedicada Ilma, tá difícil segurar a ansiedade em iniciar a fase de novos exercícios do programa Terapia Ocupacional Jardineira.



(foto de Ilma-Adenium)


Ahhhh, para quem ainda não se rendeu ao cultivo do Adenium, convem visitar os maravilhosos álbuns da Ilma. Com certeza ela tem uma opção do tamanho da disponibilidade de cada um, seja de tempo, de espaço e até de bolso: sementes, mudinhas, mudonas, bonsais de Adeniuns já prontinhos, e muita acessoria prestativa. Ilma, agradecemos a valiosa autorização e colaboração.


Ilma - Adenium - vendo plantas e sementes


perfil 2 - Ilma-Adenium 2


Poda de Adenium


Dicas no plantio de Adenium


(foto de Ilma-Adenium)